11 hábitos essenciais para manter a saúde da pele

11 hábitos essenciais para manter a saúde da pele

Saúde da pele

Como anda a saúde da sua pele? Você sofre com excesso de oleosidade, acne ou manchas? Sente seus poros abertos ou que seu rosto está ressecado, flácido e sem viço? Alguns dos seus hábitos podem estar causando esses problemas.

Nosso estilo de vida influencia diretamente na saúde da pele. Por isso, neste texto nós compartilhamos com você uma lista de 11 hábitos que ajudam a manter a pele sempre jovem, bonita e saudável. Confira!

1. Limpe sua pele corretamente 

A limpeza facial diária é um dos segredos para manter a saúde da pele. Isso porque nosso rosto passa o dia acumulando sujeiras que agridem a pele e quando não são removidas podem entupir nossos poros, causando problemas como os cravos.

Então, se você quer ter uma pele incrível, comece higienizando o rosto pelo menos duas vezes ao dia, usando água, sabonete próprio para o seu rosto e tonificante.

2. Nunca durma de maquiagem

Você já deve estar cansada de ouvir essa dica: mas isso só prova o quanto ela é importante para a saúde da pele! E nós explicamos por que: durante o sono, o processo de regeneração celular faz os folículos pilosos se lubrificarem, levando a oleosidade natural do nosso corpo até a superfície da pele. Se o seu rosto estiver maquiado nesse período, ele vai reter o óleo, isso obstrui os poros. Poros obstruídos dificultam a respiração da pele e podem causar inflamações.

3. Use protetor solar diariamente

À frente das questões de idade, a exposição prolongada sem proteção aos raios ultravioleta (UV) é o principal fator de envelhecimento da pele. Isso porque esses raios roubam o colágeno da pele, tirando dela a elasticidade e danificando o tecido. 

Isso resulta em flacidez e rugas. Além de causar o aparecimento de sardas, manchas senis e ser um fator de risco para o câncer de pele.

4. Hidrate sua pele

Usar hidratante é fundamental para repor a umidade perdida e a oleosidade natural da pele e, assim, mantê-la saudável. Uma pele bem hidratada fica mais macia, uniforme, iluminada e com aparência mais jovem. 

E mesmo que você tenha pele oleosa, a hidratação é essencial, viu? Procure produtos específicos para o seu tipo de pele para evitar o aumento da oleosidade. 

5. Faça esfoliação periodicamente

A esfoliação é outro cuidado essencial para manter a saúde da pele, já que ela remove as células mortas e ajuda na desobstrução dos poros, ajudando a prevenir o aparecimento da acne. Quando feita da forma correta, a esfoliação deixa a pele mais viçosa e melhora a eficácia dos produtos tópicos de cuidados, por facilitar sua absorção.

6. Inclua um produto que previne o envelhecimento na sua rotina de cuidados com a pele

Se você quer manter sua pele jovem por muito mais tempo, um dos segredos é começar a usar cosméticos que previnem o envelhecimento, como o Sérum Rejuvenescedor Biotech S®, cedo. Entre os benefícios de incluir esse tipo de produto no seu skincare estão:

  • dar mais elasticidade e firmeza à pele
  • manter a derme hidratada
  • melhorar a produção de colágeno
  • reduzir manchas
  • diminuir linhas finas e rugas de expressão.

7. Durma bem

Acredite: dormir bem é muito importante para a saúde da pele. Muita gente não sabe, mas é apenas durante o sono profundo e prolongado que acontece a regeneração celular, quando as células danificadas são reparadas. Assim, para ter uma pele bonita e saudável é indispensável boas noites de sono.

8. Beba bastante água

Beber bastante água por dia não é apenas o hábito mais básico para o cuidado da pele, mas também um hábito fundamental para manter a saúde física geral. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que se beba, diariamente, 3,5 ml de água por quilo de massa corporal.

As células do nosso corpo são compostas principalmente de água, substância que desempenha um papel crítico na manutenção do nosso equilíbrio fisiológico. Por isso, cientistas há muito estudam a relação entre água e pele saudável.

9. Adote uma alimentação saudável

Nossa alimentação influencia no funcionamento de todo o nosso corpo e pode causar alguns dos problemas de pele mais comuns, como a acne. 

Para ter uma pele bonita e com saúde, além de usar bons produtos tópicos, é essencial adotar uma dieta rica em alimentos saudáveis e naturais.

10. Não cultive hábitos que fazem mal à saúde 

Ter bons hábitos é fundamental não apenas para manter a pele saudável, mas também para garantir o bom funcionamento de todo o nosso organismo. Fumar ou ingerir álcool em excesso, por exemplo, causa sérios danos à saúde, impactando diretamente na aparência da pele. 

11. Evite o estresse

O estresse coloca seu corpo em um estado de luta ou fuga, o que faz com que o cérebro libera mais hormônios, causando acne. Se você tem um estilo de vida agitado e estressante, certifique-se de guardar no mínimo 30 minutos para praticar atividades físicas, o que ajuda a desestressar.

Agora que você já conhece hábitos essenciais para manter a saúde da pele, acesse nosso blog e confira outros conteúdos que ajudam você a ter uma aparência sempre jovem e bonita.



Iniciar chat
Fale com nossa equipe