Vitamina C em cosméticos: será que ela é eficaz de verdade na pele?

Vitamina C em cosméticos: será que ela é eficaz de verdade na pele?

S COSMETICOS DO BEM - Eficacia Vitamina C na pele (1)

A vitamina C é a nova menina dos olhos dos produtos de beleza. Seria uma novidade realmente eficiente ou apenas estratégia de marketing? Descubra!

 

S COSMETICOS DO BEM - Eficacia Vitamina C na pele - Serum Vitamina C Sabe-se há décadas que acrescentar a palavra “vitamina” em produtos cosméticos – como shampoos, condicionadores, cremes hidratantes e protetores solares – quase sempre resulta em aumento de vendas. Afinal, quem não gostaria de ter um cabelo “vitaminado” ou uma pele protegida pelas propriedades naturais das vitaminas?

Muitas vezes, mesmo sem eficácia comprovada desses componentes (que somente funcionam em ambientes e formulações super específicas), a estratégia dá certo.

Nesse contexto, a nova moda do momento no mundo dos cosméticos é a vitamina C. Você já deve ter visto inúmeros produtos no mercado que prometem resultados impressionantes a partir do “poder da vitamina C” – mas será que isso tem base científica ou é mais uma estratégia de marketing? É o que vamos entender hoje.

 

ENTENDENDO A VITAMINA C

Boa parte da fama da vitamina C (outro nome para ela é ácido ascórbico) está no fato de ela ser um antioxidante. Segundo a ANVISA, antioxidantes são substâncias que impedem o dano celular, ou seja, protegem as células dos radicais livres e do envelhecimento.

Porém, os antioxidantes precisam de uma “ajudinha” para funcionar. Essas substâncias, que podem ser compostas por vitaminas, enzimas, sais minerais, pigmentos naturais ou compostos naturais, precisam estar combinadas a outras para funcionar com eficiência nas células da pele.

SCOSMETICOS DO BEM - vitamina C como medicamento

Esse é exatamente o caso da vitamina C. Independentemente da sua concentração em um produto ou forma apresentada (nanoencapsulada ou não), a vitamina C precisa estar associada a outros compostos lipossolúveis (isto é, solúveis em gorduras) para poder agir na pele com eficácia.

 

VITAMINA C SOZINHA NÃO FAZ VERÃO!

A Vitamina C somente funciona nas células da pele se estiver associada a outras moléculas.

Para entender o motivo da vitamina C somente funcionar como antioxidante das células da pele se estiver associada a outras moléculas, é preciso saber que essa vitamina só consegue evitar a ação danosa dos radicais livres e prevenir o envelhecimento celular no meio aquoso. Em outras palavras, a vitamina C é solúvel em água e é nesse meio que ela consegue “funcionar”.

Porém, nossas células estão em um meio aquoso e oleoso. O desafio é fazer com que a vitamina C consiga agir da maneira correta nesse meio “misto”, ao mesmo tempo em que se mantém estável dentro da embalagem do produto cosmético (como a vitamina C é solúvel em água, se ela estiver em meio puramente aquoso na embalagem, logo perderá seu efeito). Para que haja uma proteção efetiva, portanto, se faz necessária a utilização de outros antioxidantes associados à vitamina C, como por exemplo a Vitamina E. As vitaminas C e E agem sinergicamente (isto é, de maneira conjunta) para eliminar os radicais livres de maneira eficaz, oferecendo mais proteção celular.

Quanto maior for a associação de antioxidantes solúveis em água e em gordura em concentrações adequadas, melhor será a eficácia antioxidante de um produto cosmético.

Sendo assim, dúvidas são levantadas quando vemos produtos com vitamina C prometendo milagres. Bons efeitos não acontecem necessariamente, já que a ação da vitamina é extremamente específica e exige uma “sintonia fina” entre ela e os demais produtos associados presentes no cosmético. E de nada importa a sua concentração na formulação – se não estiver associada a outras moléculas, e da maneira correta, a vitamina C não terá ação alguma sobre a pele.

A TECNOLOGIA EM DERMOCOSMÉTICOS QUE FUNCIONA

S COSMETICOS DO BEM - Serum Rejuvenescedor - imagem do produtoPara ajudar/contribuir nesse sentido, a S Cosméticos do bem lançou o Sérum Rejuvenescedor Biotech S. Esse produto inovador, fruto de mais de 10 anos de pesquisas em parceria com algumas das melhores Universidades do Brasil e do mundo, possui um chamado booster, ou seja, um conjunto de antioxidantes, moléculas especiais que agem juntas para prevenção eficaz do envelhecimento precoce. Por isso, observamos um efeito praticamente imediato na pele, de profunda renovação celular e harmonização – um efeito que muitos que já experimentaram o produto classificam de “efeito milagroso” do Biotech S!

Convidamos você a experimentar, comparar e desafiar esse produto inovador!

 

Clique aqui para comprar

Saiba mais:

O que o novo Sérum Rejuvenescedor tem?

Aproveitamos para agradecer nossos PARCEIROS, CLIENTES E AMIGOS pela confiança de longa data.

SEJAM SEMPRE MUITO BEM-VINDOS!

 

Abraços perfumados,

 

Dra Soraya El Khatib

CEO e fundadora S Cosméticos do Bem
Doutora em Bioquímica do envelhecimento pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 

 

Bibliografia

  • Halliwell B, Gutteridge JMC. Free radicals in biology and medicine. New York: Oxford University Press; 2007.
  • Buettner GR. The pecking order of free radicals and antioxidants: lipid peroxidation, alpha-tocopherol, and ascorbate.Arch Biochem Biophys 1993;300:535-43.
  • Lucy Chen, BA,a Judy Y. Hu, MD,b and Steven Q. Wang, MDa. The role of antioxidants in photoprotection: A critical review.New York, New York, and Hermitage, Tennessee, 2012

 



Iniciar chat
Fale com nossa equipe