27 de agosto de 2025 Artesania Comunicação

S Cosméticos do bem conferiu de perto o 16º Fórum E-commerce Brasil

Evento realizado no final de julho, em São Paulo, teve como ponto central a IA

Texto: Véronique Hourcade | Foto: S Cosméticos do Bem

O megaevento em torno do varejo digital, o Fórum E-commerce Brasil, foi uma oportunidade de imersão em áreas estratégicas. Realizado de 29 a 31 de julho, em São Paulo, reuniu palestrantes expressivos das áreas de Marketing & Vendas, Gestão e Operações, Tecnologia e Inovação, além, claro, de Marketplace. A S Cosméticos do bem aproveitou essa chance para conhecer de perto experiências e saber das tendências que estão em evidência.

Nossa CEO, Soraya El Khatib, esteve no Fórum por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A Agência selecionou 400 empresas brasileiras e da América Latina para participarem do Fórum, de forma gratuita.

Além de um estande próprio, com palestras e atendimento, a Agência realizou, dentro da programação do Fórum, a 6ª edição do E-Xport Meeting. Iniciativa com foco na internacionalização de empresas brasileiras por meio do comércio eletrônico. O tema deste ano foi “Exportações via e-commerce: competitividade global e utilização de IA nos negócios digitais”. Especialista discutiram o impacto da inteligência artificial nos negócios digitais voltados à exportação, conforme informações da ApexBrasil.

Inteligência artificial permeou todo o Fórum. “Totalmente conectado com um futuro próximo, que será regido pela IA”, analisa Soraya. Ela aponta várias palestras que se destacaram na programação do evento. Uma delas foi a apresentada por Ariane Reisier, Head de IA e Performance Digital. “Na palestra ela abordou como trazer valor para a marca e produtos usando IA”, resume Soraya. No ano passado, Ariane lançou o livro “E aí para que serve”, sobre inteligência artificial.

Plataformas de venda

As grandes plataformas de vendas marcaram presença no Fórum. “A gente pode perceber que o mercado de beleza e bem-estar ocupa uma parcela gigante nessas plataformas de e-commerce. E tem crescido cada vez mais”. A S Cosméticos do bem está investindo no e-commerce e está presente no Beleza na Web, Bonita Cosméticos do bem e Shopee.

Outra palestra que Soraya destaca é a que foi apresentada por Bruna Tavares, criadora da linha que leva o nome dela e que abordou, entre outros aspectos, a importância da conexão com o público e estratégias relevantes para reforçar essa ligação. Uma estratégia muito comentada refere-se à criação de comunidades por parte das marcas.

A S também tem novidades nessa área. Nesta semana estamos lançando a comunidade S com você, justamente pensando em melhorar nossos canais de escuta, estimular trocas de experiências e fortalecer vínculos, para que fiquemos cada mais perto. Para não perder nenhuma novidade, acompanhe nosso Instagram.

IA por trás de estratégias de marketing e venda, da otimização de processos de gestão e de inovação das empresas estiveram no centro dos debates. A programação foi bem diversificada e entre os palestrantes, além de especialistas dessas áreas ligadas diretamente às empresas, também havia personalidades, como Monja Coen e o filósofo Clóvis de Barros Filho.

Fórum E-commerce em números

De acordo com a organização, a edição deste ano foi a maior de todas já realizadas e considerada um recorde absoluto. Pelos dados divulgados, 42.523 visitaram o Distrito Anhembi, nos três dias de Fórum E-commerce Brasil. Os dados oficiais apontam ainda 15.901 empresas visitantes e 12.705 profissionais que ocupam cargos no topo da hierarquia de empresas. A programação reuniu 334 expositores e 37 palcos simultâneos para abrigar os 780 palestrantes. Pelo balanço divulgado, foram R$ 2,2 bilhões em negócios gerados, mais de 200 reuniões com compradores internacionais no E-Xport Meeting e 1,3 milhão de interações no app oficial. Essa foi a 16ª edição do evento.

“Realmente, um evento incrível, do mais alto nível. Superou as minhas expectativas. Agradeço muito à ApexBrasil por essa oportunidade”, afirma Soraya e acrescenta que o aproveitamento foi máximo. “Tanto em relação às palestras, como o networking e parcerias. O evento realmente fez jus ao slogan: impossível sair igual”.

, , , , ,

Tire suas dúvidas
com nossas especialistas

Incentivamos você a conversar com nossa equipe
para saber tudo sobre a Linha Biotech S!