5 de setembro de 2025 Artesania Comunicação

Na mídia: Inovação tecnológica impulsiona cosméticos sustentáveis

Matéria publicada no ESG Inside sobre a tecnologia limpa da S do bem

Inovação tecnológica impulsiona cosméticos sustentáveis

A escolha dos produtos que consumimos impacta na nossa saúde e essa tem sido uma preocupação crescente entre consumidores, que cada vez estão mais atentos à lista de ingredientes. No entanto, a forma como são produzidos também é um aspecto a ser levado em conta. No caso dos cosméticos, princípios ativos de matérias-primas vegetais são comuns em formulações e os métodos convencionais para extração desses bioativos utilizam solventes orgânicos tóxicos. O resultado é que pode haver um comprometimento da qualidade e segurança dos cosméticos, além do impacto ambiental.

“Olhar para os processos é muito importante, porque os que normalmente são utilizados para a obtenção de bioativos, de matéria-prima natural, poluem o meio ambiente. Você tem um produto natural, porém que foi desenvolvido por meio de um processo negativo para o meio ambiente. Não é sustentável”, aponta a farmacêutica e doutora em Biologia Funcional e Molecular, Soraya El Khatib, fundadora e CEO da S Cosméticos do bem, que desenvolve dermocosméticos multifuncionais.

A preocupação em conseguir extratos isentos de resíduos tóxicos levou ao desenvolvimento da inovação tecnológica que permite a total eliminação do uso de solventes e não emite CO2. A extração é feita com fluido supercrítico (SFE – Supercritical Fluid Extraction), com a aplicação de variações de temperatura e pressão. “É uma tecnologia limpa que não utiliza solventes ou produtos tóxicos e o resíduo do processo é limpo”, afirma Soraya El Khatib. “Para a saúde, isso é muito importante. Aumenta a segurança do produto final”.

De acordo com ela, além da preocupação com o meio ambiente e da significativa contribuição para aumentar a segurança dos cosméticos, o uso dessa tecnologia resulta na obtenção de extratos altamente concentrados de bioativos. Dessa forma, é possível a utilização de uma concentração menor para o desenvolvimento de produtos seguros, com alta eficácia de ação e resultados expressivos na pele.

Artemisia annua

A tecnologia foi patenteada e vem sendo aplicada para a obtenção estratégica dos princípios bioativos da Artemísia annua, que possuem importantes propriedades terapêuticas. A Artemísia annua é uma planta de origem chinesa, estudada há mais de dois mil anos e que apresenta diversas propriedades comprovadas, como ações antioxidantes, anti-inflamatória e antimicrobiana.

Texto publicado originalmente em https://esginside.com.br/2025/09/04/inovacao-tecnologica-impulsiona-cosmeticos-sustentaveis

, , , , , ,

Tire suas dúvidas
com nossas especialistas

Incentivamos você a conversar com nossa equipe
para saber tudo sobre a Linha Biotech S!